É a área na Casa Espírita responsável pela formação de trabalhadores especializados na divulgação da Doutrina Espírita, preparando-os para atuarem em atividades de caravanas, campanhas, livro espírita, confecção de periódicos (jornais e revistas), oratória, televisão, cinema, teatro, música, internet, etc.

Compete ao Instituto da Divulgação a propagação do espiritismo bem como tornar conhecida a Casa Espírita e suas atividades, contribuindo para aumentar o fluxo de frequentadores no Centro Espírita.

O Instituto da Divulgação possui vários núcleos de trabalho assim distribuídos: doutrinário, caravanas, campanhas, e comunicação social espírita.

Núcleo doutrinário

Este Núcleo tem a função de analisar o conteúdo de toda e qualquer programação do Instituto, zelando pela pureza doutrinária e impedindo a divulgação de conceitos não-espíritas. É também responsável pela realização de palestras relacionadas à Divulgação, a serem promovidas fora das dependências da Casa Espírita.

Núcleo de caravanas

O Núcleo de Caravanas tem a função de coordenar todo o planejamento, implantação, realização, manutenção e avaliação das caravanas realizadas pelo Instituto da Divulgação.

Caravana Jesus no lar

É uma atividade de divulgação em que são realizadas visitas domiciliares, com distribuição É uma atividade de divulgação em que são de mensagens espíritas, oferecendo o Culto do Evangelho no Lar e identificando casos de infortúnios ocultos.

Caravana Jesus e você

É uma atividade de divulgação da Doutrina Espírita realizada em locais públicos ou de grande fluxo de pessoas, tais como: rodoviárias, avenidas, praças, etc., em que são entregues mensagens impressas a pessoas que transitam nesses locais. O trabalho também envolve a afixação de faixas, cartazes e/ou projetação de vídeos e imagens, etc., sobre temas relacionados ao Espiritismo.

Campanhas educativas

A atividade de Campanha Educativa visa o esclarecimento geral da população, a respeito de questões de capital importância para o homem que, na atualidade encontra-se submergido nos problemas do mundo, sofrendo das mais variadas formas de desequilíbrios.

MÊS CAMPANHA EDUCATIVA
Janeiro, fevereiro e março Estude o espiritismo e Carnaval na visão espírita.
Abril e maio Madre Teresa de Calcutá – Em defesa da vida aborto não.
Junho Educação do Sexo.
Julho Estude o espiritismo.
Agosto e setembro Camilo Castelo Branco – Prevenção ao suicídio.
Outubro e novembro Prevenção ao alcoolismo e A vida continua.
Dezembro Jesus em família – Natal.

Comunicação social espírita

Compete ao núcleo de comunicação social a função de coordenar todo o planejamento, criação e execução de programas de divulgação espírita destinados à grande massa, tais como: site, boletim informativo, jornal, programa de rádio, transmissão de palestras “on line”, redes sociais…